MARCELO MORETI ODONTOLOGIA endodontia microscópica

Laser Combate as Bactérias nos Canais Radiculares

Sumário

O Laser Auxilia A Odontologia, Combatendo As Bactérias Nos Canais Radiculares

Lasers de alta tecnologia são geralmente usados em odontologia para preparar cavidades para restaurações, mas pesquisadores estão achando que ele pode ser útil também para ajudar a eliminar bactérias em canais radiculares.

Um grupo de pesquisadores austríacos diz que é possível, por meio do desenvolvimento de pontas de fibras flexíveis em miniatura, permitir o uso do laser no tratamento endodôntico.

O Dr. Ulrich Schoop e colaboradores da faculdade de odontologia da Universidade de Viena usaram 60 dentes humanos extraídos com um canal radicular cada para testar os efeitos da irradiação do laser nos canais radiculares usando laser de érbio, cromo:ítrio-escândio-gálio-granada(rubi)(Er,Cr:YSGG).

Os pesquisadores inocularam os canais com um de dois tipos de bactéria (Enterococcus faecalis e Escherichia coli) e então irradiaram os canais usando 1 ou 1,5 watt de potência.

O laser reduziu a quantidade de E. coli na menor potência e o reduziu para abaixo do nível de detecção na potência mais alta. O laser também foi eficaz na eliminação de E. faecalis.

Em pesquisa publicada na edição de julho do jornal da American Dental Association, os autores concluíram que o laser Er, Cr:YSGG pode ser conveniente para limpar e desinfetar canais radiculares, e que pode ser usado com segurança se as precauções normais para o uso de laser forem observadas e os níveis de energia e tempo de irradiação estiverem adequados.

Outro artigo na mesma edição do JADA descreve um estudo da Temple University sobre o laser Er,Cr:YSGG com uma nova ponta que emite radiação radialmente.

O Dr. Roy H. Stevens e colaboradores da faculdade de odontologia Temple´s Kornberg examinaram a eficiência dessa nova ponta de laser na desinfecção das paredes dentinárias do canal radicular com E. faecalis e concluíram que ele reduz significativamente a quantidade de bactéria nos canais radiculares contaminados

© 2016 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Sumário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Remoção de pinos intrarradiculares

Consiste em remover pinos retentores dentro da raíz do dente, pode ser realizado tanto com microscópio e ultrassom quanto por endoguide.

Tratamento de perfuração

É o tratamento para salvar o dente, a perfuração por ocorrer tanto por cárie quanto por iatrogenia profissional. Há um protocolo específico que somados a laserterapia, ozonioterapia e biomateriais potencializam a chance de sucesso.

Remoção de instrumentos fraturados

Acidentes com fraturas de instrumentos dentro do canal do dente acontecem. Com utilização de microscópio, técnicas específicas somadas a experiência profissional a remoção de instrumentos fraturados dentro dos canais do dente sim é possível, e é uma realidade clínica em meu cotidiano. O melhor de tudo é ver a felicidade de cada cliente quando conseguimos resultados como esses;

Tratamento de canal com microscópio

É o tratamento da parte interna do dente limpeza, modelagem para desinfeção da raíz pois o objetivo do tratamento é descontaminação evitando uma infecção no organismo. E para finalizar a obturação, que consiste no vedamento da raíz do dente. A evolução tecnológica muito ajudou na obtenção de um tratamento mais confortável e indolor. A tecnologia microscópica torna claramente visíveis detalhes e estrutura do dente, possibilitando visualização em alto contraste e verdadeira cor. Visão melhor é a chave para alta qualidade de diagnóstico e tratamento. O maior índice de sucesso quando a tecnologia microscópica é empregada já está comprovado pela literatura científica. Além do mais, a microscopia é imprescindível para o diagnóstico de fraturas, perfurações radiculares, remoção de instrumentos fraturados dentro do canal do dente e localização de canais calcificados.

Laser Terapia

A terapia fotodinâmica (PDT – Photo Dynamic Therapy) confere maiores níveis de desinfeção, consequentemente índice de sucesso superior ao tratamento convencional. Consiste na associação de um agente fotossensível à uma determinada fonte de luz, com o objetivo de realizar a redução microbiana. Em resumo aplica-se o agente fotossensível no interior do canal e em seguida o laser, conduzido por uma fibra ótica. Além da potencializar a desinfecção as propriedades terapêuticas: analgésica, anti-inflamatória e bioestimulante são aproveitadas.

Curiosidade: a aplicação terapêutica da luz foi proposta por Einstein, sendo a palavra laser um acrônimo de light amplification by stimulated emission of radiation, que significa amplificação da luz por ação estimulada de radiação.

Endoguide

Acesso guiado ao sistema de canais do dente, solução tecnológica que proporciona precisão e conservadorismo. É utilizado em casos específicos nos quais calcificações dificultam a localização do(s) conduto(s) radicular(es), ou quando necessita.se de remover pinos intraradiculares. O guia é obtido por uma projeto de computação gráfica no qual o arquivo do escaneamento + arquivo da tomografia são sobrepostos em um software específico para obtenção de um protótipo 3d. Por meio de um impressora 3D o que era virtual torna.se real😉. Pronto para utilização.

Microscopia

A tecnologia microscópica torna claramente visíveis detalhes e estrutura do dente, possibilitando visualização em alto contraste e verdadeira cor. Visão melhor é a chave para alta qualidade de diagnóstico e tratamento.(Foto Microscópio) O maior índice de sucesso quando a tecnologia microscópica é empregada já está comprovado pela literatura científica. Além do mais, a microscopia é imprescindível para o diagnóstico de fraturas, perfurações radiculares, remoção de instrumentos fraturados dentro do canal do dente e localização de canais calcificados.