MARCELO MORETI ODONTOLOGIA endodontia microscópica

Orientações pós-operatórias em cirurgia bucal

Sumário

002                    Orientações pós-operatórias para Tratamento Cirúrgico Odontológico

Você se submeteu a uma intervenção cirúrgica, por isso é importante que tenha em mente que o pleno restabelecimento da cirurgia depende também dos seus cuidados e da sua participação, seguindo as recomendações abaixo:

1 – Inchaço: Algum inchaço é normal após a cirurgia. Ele Atinge seu pico máximo em cerca de 72 horas. Aplique a bolsa de gelo no lado operado da face por 10 (dez) minutos, com intervalo de 05 cinco (cinco) minutos. Repetir essa aplicação várias vezes durante o dia da cirurgia. O gelo é extremamente importante para evitar inchaços exagerados. Recomenda-se proteger a pele, na região da aplicação da bolsa de gelo, com vaselina ou cremes hidratantes para evitar queimaduras.
Eventualmente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele).Isso é mais comum em pessoas de pele clara.Essas manchas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 14 dias.

2 – Sangramento: Um pequeno sangramento é normal nas primeiras horas. Aconselha-se não cuspir ou fazer bochechos vigorosos nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Se ocorrer um sangramento mais intenso, umedeça uma gaze em soro fisiológico ou em água filtrada gelada, dobre-a, coloque-a sobre o local da cirurgia e morda-a firmemente por aproximadamente 30 (trinta) minutos. Se precisar, repita a operação com a gaze.

3 – Restrições da abertura de boca durante a recuperação: É normal na primeira semana, após a cirurgia, sentir algum desconforto ao mastigar ou abrir a boca (bocejar, por exemplo). Para aliviar a sensação dolorosa, fazer compressas com calor(bolsa com água morna) na região dolorida da face e seguir a medicação indicada.

4 – Alimentação: Não pare a alimentação!Dê preferência aos alimentos moles e frios nas primeiras 48 horas (sucos, vitaminas, sopas, iogurte, sorvetes, etc.). Beba muito líquido nos próximos dias.

5 – Atividades: Reduza as atividades nos primeiros dias. Evite exposição prolongada ao Sol. Evite correr ou fazer exercícios físicos. Procure quando deitar manter-se com a cabeça posicionada mais alta que o restante do corpo.

6 – Escovação e bochechos: Boca higienizada cura mais depressa! Mas tenha cuidado ao escovar os dentes para não lesar o local da cirurgia. Faça bochechos com cuidado, usando o enxaguatório bucal prescrito, na forma indicada.

7 – Medicamentos: Tome a medicação prescrita corretamente! Não tome outros medicamentos sem prescrição. Qualquer reação desagradável relacionada com a medicação dever ser comunicada imediatamente.

8 – Evitar: Evitar bebidas alcoólicas durante a recuperação! Evite fumar.Evite comer comidas muito condimentadas, salgadas ou temperadas com vinagre, durante no mínimo 72 horas após a cirurgia. Evite tocar o local operado com palitos, língua e principalmente com os dedos.
9 – Os pontos são geralmente retirados entre 07 e 10 dias após a cirurgia. Qualquer anormalidade entre em contato imediatamente.

Estaremos a disposição e com a certeza que haverá uma ótima recuperação.

Sumário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Remoção de pinos intrarradiculares

Consiste em remover pinos retentores dentro da raíz do dente, pode ser realizado tanto com microscópio e ultrassom quanto por endoguide.

Tratamento de perfuração

É o tratamento para salvar o dente, a perfuração por ocorrer tanto por cárie quanto por iatrogenia profissional. Há um protocolo específico que somados a laserterapia, ozonioterapia e biomateriais potencializam a chance de sucesso.

Remoção de instrumentos fraturados

Acidentes com fraturas de instrumentos dentro do canal do dente acontecem. Com utilização de microscópio, técnicas específicas somadas a experiência profissional a remoção de instrumentos fraturados dentro dos canais do dente sim é possível, e é uma realidade clínica em meu cotidiano. O melhor de tudo é ver a felicidade de cada cliente quando conseguimos resultados como esses;

Tratamento de canal com microscópio

É o tratamento da parte interna do dente limpeza, modelagem para desinfeção da raíz pois o objetivo do tratamento é descontaminação evitando uma infecção no organismo. E para finalizar a obturação, que consiste no vedamento da raíz do dente. A evolução tecnológica muito ajudou na obtenção de um tratamento mais confortável e indolor. A tecnologia microscópica torna claramente visíveis detalhes e estrutura do dente, possibilitando visualização em alto contraste e verdadeira cor. Visão melhor é a chave para alta qualidade de diagnóstico e tratamento. O maior índice de sucesso quando a tecnologia microscópica é empregada já está comprovado pela literatura científica. Além do mais, a microscopia é imprescindível para o diagnóstico de fraturas, perfurações radiculares, remoção de instrumentos fraturados dentro do canal do dente e localização de canais calcificados.

Laser Terapia

A terapia fotodinâmica (PDT – Photo Dynamic Therapy) confere maiores níveis de desinfeção, consequentemente índice de sucesso superior ao tratamento convencional. Consiste na associação de um agente fotossensível à uma determinada fonte de luz, com o objetivo de realizar a redução microbiana. Em resumo aplica-se o agente fotossensível no interior do canal e em seguida o laser, conduzido por uma fibra ótica. Além da potencializar a desinfecção as propriedades terapêuticas: analgésica, anti-inflamatória e bioestimulante são aproveitadas.

Curiosidade: a aplicação terapêutica da luz foi proposta por Einstein, sendo a palavra laser um acrônimo de light amplification by stimulated emission of radiation, que significa amplificação da luz por ação estimulada de radiação.

Endoguide

Acesso guiado ao sistema de canais do dente, solução tecnológica que proporciona precisão e conservadorismo. É utilizado em casos específicos nos quais calcificações dificultam a localização do(s) conduto(s) radicular(es), ou quando necessita.se de remover pinos intraradiculares. O guia é obtido por uma projeto de computação gráfica no qual o arquivo do escaneamento + arquivo da tomografia são sobrepostos em um software específico para obtenção de um protótipo 3d. Por meio de um impressora 3D o que era virtual torna.se real😉. Pronto para utilização.

Microscopia

A tecnologia microscópica torna claramente visíveis detalhes e estrutura do dente, possibilitando visualização em alto contraste e verdadeira cor. Visão melhor é a chave para alta qualidade de diagnóstico e tratamento.(Foto Microscópio) O maior índice de sucesso quando a tecnologia microscópica é empregada já está comprovado pela literatura científica. Além do mais, a microscopia é imprescindível para o diagnóstico de fraturas, perfurações radiculares, remoção de instrumentos fraturados dentro do canal do dente e localização de canais calcificados.