Já com mais de 20 anos de especialidade, sinceramente não imaginava anos atrás que resolveria um caso como esse com tamanha facilidade e tecnologia. Surpreendente!
Esse caso trata-se de 02 caninos inferiores com canais calcificados até a metade da raíz. Realizamos escaneamento (arquivo STL), tomografia (arquivo DICOM). Ambos foram sobrepostos em um software, a partir de então inicia-se o planejamento virtual: visualização do canal do dente, eixo de perfuração, medida da broca a ser utilizada, avaliação das paredes remanescente, eixo de inserção e por aí vai. Concluída a etapa de planejamento virtual, o protótipo está pronto, basta imprimir em um impressora 3D e partir para a consulta clínica.
Nesse caso utilizei uma broca de 1.0 e motor de implante para perfuração. Este proporciona maior torque em relação ao motor de Endodontia e uma perfuração mais passiva.
Projeto impecável, resultado virtual exatamente igual ao resultado real. A possibilidade de utilizar brocas de calibres menores permite menor desgaste, maior conservadorismo. Além de tornar possível o acesso a regiões mais profundas resolvendo casos mais complexos.
Com o avanço dos tomógrafos, Scanners, softwares, impressoras 3d a técnica do Endoguide ficará ainda melhor!
Sinceros agradecimentos ao Dr Michel Mattar Altoe, uma mente brilhante. As guias endodônticas abertas são de mentoria dessa fera da odontologia digital. E também a empresa Trion 3D pela parceria e apoio de sempre.
Segue a foto da guia impressa pronta para uso.
Radiografias finais